XIII ENCONTRO INTERDISCIPLINAR DE ESTUDOS LITERÁRIOS
poéticas da política, políticas da poética
O XIII Encontro Interdisciplinar de Estudos Literários centraliza suas discussões em torno de uma tríade fora da qual nosso tempo seria impensável: Literatura, política e outras artes. Naturalmente, a Literatura e as artes com que dialoga são os primeiros campos disciplinares convocados em um evento que tem na interdisciplinaridade seu eixo de sustentação. Mas inserir política – literal e metaforicamente – entre esse par tradicionalmente consagrado gera uma questão de interpretação no mínimo provocadora: política, então, é arte? E por extensão: se o é, qual é a sua natureza?, quais são seus procedimentos?, como se coaduna ao discurso literário?
Pensar a literatura pelos caminhos em que se aproxima da política, e vice-versa, parece especialmente oportuno num momento em que a própria conjuntura política do País dá sinais muito claros de seu esgotamento. Nesse sentido, de que lugar (ou entre-lugar?) falam a literatura e os agentes dessa “estranha instituição”, nas palavras de Jacques Derrida, quando a realidade fora da ficção e dos livros exige, no plano ético, uma intervenção? E, no plano estético, parafraseando a lição modelar de Adorno, como escrever depois de 17 de abril de 2016? A uma crise da política, portanto, corresponde uma crise da poética?
São questões propostas pela própria história do Brasil, que em distintos momentos iluminou alguns de nossos ‘movimentos’ literários, da Semana de 22 à geração mimeógrafo e sua poesia marginal. Nessa esteira, também a poesia do contemporâneo, para falar de nossos dias, fez do poema seu coquetel molotov. Exemplos disso são os episódios paradigmáticos e de fundo sensivelmente político que atravessam a constituição de trabalhos coletivos como Vinagre: uma antologia de poetas neobarracos (2013) e 29 de abril: o verso da violência (2015).
Chamar a literatura e suas artes vizinhas para andar na areia movediça da política é uma tarefa, no que também apresenta de risco, a que se propõe o XIII Encontro Interdisciplinar de Estudos Literários. Uma aproximação realizada no enfrentamento produtivo de distintos âmbitos de investigação, problematizados pela via da assimilação, da dissolução e da rasura das fronteiras. Uma aproximação, enfim, para a qual a poeta Wislawa Szymborska trouxe a chave: “Até caminhando e cantando a canção/ você dá passos políticos/ sobre um solo político”.
NOSSOS PALESTRANTES
30/11, 01/12 e 02/12 de 2016 : universidade federal do ceará :
CONTATO
Você pode falar conosco por aqui, mas, para outras perguntas e comentários mais elaborados, envie um email para interdisciplinar13@gmail.com
APOIO
E Patrocinadores Associados
APRESENTAÇÃO
30 de novembro a 2 de dezembro
Av. da Universidade, 2683, Benfica
Fortaleza - CE, 60020-181
Centro de Humanidades 1 (CH1)
O Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Ceará, junto a seus professores e alunos, promove anualmente o Encontro Interdisciplinar de Estudos Literários, que se realiza nesta XIII edição com o tema "Literatura, Política e Outras Artes".
As propostas de eixos temáticos para acolhimento de trabalhos são:
a) Poesia ontem e hoje: estudos do texto poético;
b) Narrativa e História: fato e ficção, escritas de si e demais questões;
c) Crítica literária: exercícios, temas e abordagens;
d) Escritas do cânone: revisão e resgate de autores/as e obras;
e) Ficção e memória: violência, trauma, testemunho;
f) Autorias femininas, queer, negras, periféricas: literaturas fora do centro;
g) Literatura e outras semioses: ensino, tradução, adaptação e campos afins;
h) Discurso e identidade: estudos críticos da linguagem.
Na programação, contaremos ainda com conferências, mesas-redondas, sessões de comunicação, minicursos e atividades culturais.
LITERATURA,
POLÍTICA
E OUTRAS ARTES
O evento ocorrerá entre os dias 30 de novembro e 2 de dezembro de 2016.
Existem duas categorias de inscrição: com apresentação de trabalho (comunicação) e sem apresentação de trabalho (ouvinte). Para inscrever-se, acesse a página aqui.
Sobre as inscrições
Categorias:
Ouvinte: basta preencher o formulário referente na página de inscrição. O pagamento será efetuado em depósito bancário em conta informada na página de inscrição.
Participante com comunicação: cada autor poderá inscrever apenas um trabalho, para o eixo temático escolhido, na categoria comunicação oral, limitando-se ao número de dois coautores para essa modalidade, além do(a) orientador(a). Ambos devem estar inscritos no evento.
Nesta modalidade, o resumo é submetido no ato da inscrição, via formulário, e a Comissão Científica do evento o analisará e emitirá carta de aceite por e-mail.
Importante: as inscrições tanto de comunicação como de ouvinte deverão ser feitas no site até o dia 4 de novembro. O participante terá até o dia 13 do mesmo mês para efetuar o pagamento. A referência do valor será a data que o participante enviou o resumo.
Para inscrever-se, é só acessar Inscrições.
As informações sobre a elaboração dos artigos estão em Normas para Trabalhos.