normas
de publicação
FORMATAÇÃO DO ARTIGO
Extensão do Artigo: no mínimo 6 e no máximo 8 páginas (incluindo Referências e Anexos);
Formato de arquivo: exclusivamente em Word (doc ou docx);
Fonte do título: Times New Roman, corpo 12, negrito e caixa alta. Nome do autor alinhado à direita, com espaço 1,5 abaixo do título, com o último sobrenome em letras maiúsculas; abaixo, o nome do orientador e, abaixo deste, o nome da instituição por extenso;
Extensão do Resumo: entre 100 e 120 palavras. Deve vir com espaço 1,5 abaixo do nome da instituição, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples, justificado, e com palavras-chave (entre 3 a 5 palavras); as palavras-chave devem vir com espaço 1,5 abaixo do resumo; os nomes “resumo” e “palavras-chave” devem vir em negrito.
Formatação da página: A4, margem 2 cm nos quatro lados da página, fonte Times New Roman, corpo 12, justificado, com recuo à direita (parágrafo) de 1,5 e entrelinhas de 1,5;
Notas de rodapé: devem estar ao pé da página, justificadas, em espaçamento simples e fonte tamanho 10. Nelas devem ser inseridos esclarecimentos, referências e/ou informações que complementem o texto, mas que não são colocados no corpo deste para não sobrecarregá-lo. Para este elemento textual, basta utilizar o recurso da barra de ferramentas do Word : Referências > Inserir nota de rodapé.
EXEMPLO no texto:
Convém-nos mencionar que necessidade de informação difere de desejo de informação. Line10 (1974 apud FIGUEIREDO, 1994, p. 34) afirma que a necessidade de informação refere-se ao que um indivíduo necessita para realização de seu trabalho, pesquisa, dentre outras atividades, enquanto o desejo de informação compreende o que um indivíduo gostaria de ter.
Na nota:
________________________
10Line (1974 apud FIGUEIREDO, 1994) considera que termos como necessidade, desejo, demanda e usos da informação necessitam estar bem definidos para que não haja confusão em sua aplicação na área de estudos de usuários.
Citações curtas (até três linhas): devem ser inseridas entre parênteses no corpo do texto no sistema AUTOR-data (SOBRENOME do(s) autor(es) em letras maiúsculas, seguido de vírgula, ano de publicação, vírgula e número da página do texto citado (AUTOR, ano, p. XX).
EX.: “Apesar das aparências, a desconstrução do logocentrismo não é uma psicanálise da filosofia.” (DERRIDA, 1967, p. 293).
Obs: no caso em que o nome do autor já tenha sido mencionado imediatamente antes da citação, coloca-se apenas o ano e a data;
EX.: Como disse Moisés, “citação” (1998, p. 95).
*Lembrando que se a citação original terminar em ponto final, este deverá se encontrar antes das aspas. Mas se a citação original não terminar em ponto, porque apenas parte dela foi mencionada, então o ponto deverá estar depois da Referência.
EX.: “Milton, em seu grande poema épico Paraíso Perdido, inventou verdadeiramente o Satã literário” (BLOOM, 2008, p. 50).
Citações longas (com mais de três linhas): Times New Roman, corpo 10 justificado, entrelinhas simples, com recuo de 4 cm da borda da página. Ibid., op. cit., loc. cit. etc. Ibid., op. cit., loc. cit., entre outros, não serão aceitos. Todas as referências devem aparecer exatamente da mesma maneira, com a exceção da diferença na numeração das páginas. O espaçamento entre texto e citação (acima e abaixo da citação) deve ser simples.
Para outras situações de citação recorrer à NBR 10520 (ABNT).
Imagens: no máximo cinco imagens, encaminhadas em arquivo tiff ou jpeg, com resolução mínima de 300 dpi e indicação clara no texto do ponto de inserção das imagens.
EX: [Figura 1 aqui]
Legendas das imagens: as legendas das imagens devem ser enviadas em arquivo doc ou docx em anexo à mensagem de encaminhamento. Devem seguir a formatação abaixo:
Figura 1: Mira Schendel. A volta de Aquiles, 1964. óleo sobre tela 92 x 130 cm (Fonte: MARQUES, Maria Eduarda. Mira Schendel. São Paulo: Cosac & Naify Edições, 2001.)
Referências: devem aparecer ao final do texto e devem incluir a lista completa das que foram utilizadas no texto. Entre as Referências deve ser incluído um espaçamento simples para entrelinhas.
EX:
TODOROV, Tzvetan. A literatura em perigo. Trad. Caio Meira. 3. ed. Rio de Janeiro, Difel, 2010.
MELO NETO, João Cabral de. Morte e Vida Severina. 4.ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2000.
*Abaixo estão outras normas essenciais que devem compor as Referências Bibliográficas:
-> Livros:
SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título. Tradução de (Se houver). Edição (ex. 2. ed.). Local: Editora, Data.
-> Capítulo de livro com o mesmo autor:
SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título do capítulo. In: ______. Título do livro. Tradução de (Se houver). Edição. Local: Editora, Data.
-> Capítulo de livro com autor diferente:
SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título do capítulo. In: SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título do livro. Tradução de (Se houver). Edição. Local: Editora, Data, páginas inicial e final do capítulo.
-> Artigos de periódicos:
SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título do artigo. Título do periódico, local, volume (v.), número (n.), páginas inicial e final do artigo, mês e ano (fev. 2013).
-> Artigos de anais de congressos:
SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título do artigo. In: NOME DO CONGRESSO (em caixa alta), Número do congresso, ano em que foi realizado, local onde foi realizado. Título da publicação (Anais...). Local da publicação: editora, data. páginas inicial e final do artigo.
-> Referências de formato eletrônico:
AUTOR. Título do artigo. Título da publicação seriada, local, volume, número, mês ano. Paginação ou indicação de tamanho. Disponível em: <Endereço.>. Acesso em: data (ex. 12 maio 2010).
*Obs.: Nomes estrangeiros devem vir em itálico, deixando as “aspas” para qualquer outro destaque, como as citações já referidas acima.
*Demais tipos de referências devem seguir as indicadas pela ABNT (NBR 6023/2002).